11/01/14

O espelho

Sabe que o espelho é seu fiel amigo! Diz-lhe exatamente aquilo que você é e reflete o seu estado emocional do momento.
Todos os dias devemos nos olhar ao espelho e se não estamos gostando do que estamos vendo, devemos dizer a nós próprios, com autoridade e sem rodeios, que não estamos a gostar do que estamos a ver e que temos que mudar nosso semblante, nossa atitude, nossa auto-estima e viver a vida que todos, sem excepção, têm direito.
Eu sei que até parece um absurdo, mas falar para o espelho, isto é, falar para mim próprio, cara a cara, sem pestanejar, e dizer as verdades que você está precisando de ouvir.
Quando são os outros que nos confrontam com as verdades que não fazemos questão de as aceitar, isto é uma situação, agora quando nos encontramos a sós e olhamo-nos nos olhos e damos um abanão bem forte através de palavras duras e cruas a nosso próprio ser, porque não estamos aceitando o ser humano que somos, pelas atitudes que tomamos, é outra situação completamente diferente.
Todos nós podemos de uma forma ou de outra enganar toda a gente até um certo ponto, mas o pior é quando queremos enganar a nós próprios, isso é impensável.
É nesta altura que a humildade entra em cena. Porque se nos despirmos da arrogância, do autoritarismo, da frieza, da falta de carácter, a sua vida irá mudar e muito, porque irá viver uma vida no seu estado natural e não de fachada.
Por isso, não tenha vergonha do que vê ao olhar-se ao espelho, mas mude se, se justificar o que está vendo, porque estará não só beneficiando a si próprio mas também os que o rodeiam.


Sem comentários: